Norte 2020
Designação do projeto
Jtrade - Diversificação de mercados
Identificação do Projeto
N.º do Projeto: 002607
Código da Operação: NORTE-02-0752-FEDER-002607
Localização do projeto
Gandarela, Guimarães, Braga - Norte
Entidade beneficiária
Jtrade, Lda
Apoio no âmbito
SI Qualificação e Internacionalização - PME
Objetivos da operação
Internacionalização e Diversificação de mercados
Síntese do projeto (descrição e objetivos)
A JTRADE,LDA constituída em 2005, centra-se na criação e desenvolvimento de moda têxtil, e o acompanhamento das encomendas a preços competitivos. Assim a empresa cria e desenvolve em parceria com os clientes as suas coleções, trabalhando com produtos de gama alta, uma vez que tem maquinaria com boa tecnologia. Como os seus produtos e serviços estavam a ser bem aceites a nível nacional, decidiram comercializa-los no marcado europeu, do qual enfrentaram algumas dificuldades de aceitações principalmente pela grande concorrência nos produtos e da falta de conhecimento dos mercados. A entidade, detém de uma marca, NKD, registada nacionalmente e destaca como seus clientes internacionais a Peter Polo, Globus, Ludwig Beck, Junior Gualtier e Mekdes. Atualmente a JTRADE opera principalmente em França, Alemanha, Espanha e Suíça mas pretende aumentar a sua quota de mercado neste países e entrar em novos mercados (Países Baixos, Estados Unidos, Bélgica e Reino Unido), pois ainda tem capacidade de produção para maiores vendas, ficando assim mais competitiva e aumentando a sua margem de lucro.
A JTRADE pretende assim direcionar-se para diversificação uma vez que além de permitir a entrada em novos mercados de exportação e possibilitar a cobertura de mais setores de atividade, existirá também a disponibilização de novos serviços através do desenvolvimento de novas coleções na introdução dos novos processos, na participação em feiras internacionais bem como a capacidade de alargamento da gama de serviços.
Tendo em conta a sua visão, pontos fracos, fortes, ameaças e oportunidades o promotor definiu os seguintes objetivos:
- Comercialização da sua marca em pelo menos em mais 4 países;
- Criação e colocação no mercado de 50 peças por coleção;
- Aumentar o volume de negócios em 1.000.000 €;
- Implementação de economia digital, num mercado estratégico de forma a representar 15% do volume de negócios;
- Melhoria da estrutura empresarial com a redução de custos de produção e quadros técnicos com maior formação.
Com o plano de investimento a JTRADE prevê:
- Aposta na sua marca, desenvolvendo modelos de vanguarda e de qualidade superior de forma a entrar em mercados muito competitivos;
- Incentiva a diversificação dos seus clientes ao participar numa feira de caracter internacional (Feiras Bread & Buter, bem como promover viagens de prospeção;
- Promove a presença da empresa no comércio digital, através de aquisições de plataformas, inovando o marketing da empresa e criando catálogos;
- Pretende contratar um colaborador qualificado para a área de Comercial/Marketing, promovendo o aumento da capacidade de marketing da empresa.
Data de Aprovação |
2015-11-12 |
|
Data de Inicio |
2015-10-01 |
|
Data de Conclusão |
2018-09-30 |
|
Custo total elegível |
286 250,00 € |
|
Apoio Financeiro da União Europeia FEDER |
128 812,50 € |
Designação |
Objetivo Proposto |
Objetivo alcançado |
Implementação de economia digital, num mercado estratégico |
15% |
5% |
Comercialização da sua marca em diversos países |
4 |
7 |
Aumento de clientes |
12 |
12 |
Criação e colocação no mercado de novas peças de vestuário |
200 |
125 |
Volume negócios |
1 969 350,18€ |
1 614 216,32€ |
Participar numa feira de caracter internacional |
1 |
2 |
Viagens de Prospeção |
20 |
8 |
Contratação colaboradores qualificados para a área de Comercial/Marketing |
2 |
2 |